Fale conosco pelo WhatsApp

Náuseas e Vômitos no Pós Operatório

Náuseas e vômitos são complicações comuns no pós-operatório em pacientes que recebem anestesia geral, gerando diversas consequências indesejáveis. É considerada uma das experiências mais desagradáveis após cirurgia e está relacionada com pior satisfação do paciente, desconforto e resultados não esperados.

Além disso, náuseas e vômitos após a cirurgia interferem na recuperação do paciente, afetando tanto o apetite, como também o sono, mobilização na fisioterapia, interação social bem como a capacidade geral de aproveitar a vida. 

Outras consequências deletérias incluem: não fechamento da ferida operatória, desidratação, alteração de exames de sangue e aspiração pulmonar de conteúdo gástrico, podendo evoluir com complicações respiratórias. É comum também atrasar a alta hospitalar.

Apesar de avanços significativos para prevenção de náuseas e vômitos pós-operatório (NVPO), a incidência ainda é alta em certos grupos populacionaisNa ausência de controle farmacológico, a incidência aproximada de NVPO é de 30% na população geral, e pode chegar até 79% nos pacientes com elevado risco de NVPOPacientes com menos de 50 anos, mulheres, história pregressa de náuseas e vômitos em cirurgias prévias, não fumantes, controle inadequado da dor pós-operatória e história prévia de nausear em meios de transporte como carros, ônibus, metrô, etc, apresentam maior chance de vomitar após a cirurgia.

Os anestesiologistas devem avaliar criteriosamente os pacientes no pré-operatório e considerar qual ou quais medicamentos irá utilizar durante o ato anestésico com objetivo de reduzir os efeitos deletérios, aumentar a satisfação dos pacientes.

Nós do grupo CMIA estamos preocupados em reduzir as chances dos pacientes vomitarem depois da cirurgia. Portanto, realizamos avaliação antes da cirurgia para identificar os fatores de risco e durante a cirurgia realizamos medicações para reduzir a chance de nausear e vomitar depois do ato cirúrgico.

 

Por Dr. Thiago Ramos Grigio

07/09/2019